Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

sábado, 1 de abril de 2017

Tarte de Lamego...

A famigerada Tarte de Lamego... uma verdadeira tentação, uma receita da doçaria regional portuguesa à qual eu não resisto!
E este pedaço de mau caminho, mora aqui mesmo ao meu lado...é!
Lamego, cidade no norte de Portugal, situada no lindo distrito de Viseu, que fica a apenas 30Km da vila onde moro e é possuidora de uma grande riqueza histórica, cultural e... conhecida também pela sua gastronomia, na qual se destacam os seus presuntos e enchidos, o cabrito assado com arroz de forno, a produção de vinhos, nomeadamente o Vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte, e os vinhos espumantes: Raposeira.
Mas também pela sua Doçaria: os Peixinhos de Chila que eu amo de paixão, o Doce de Ovos, o  Pão-de-Ló, sem esquecer os Pastéis "Lamegos", que me tiram do sério! O Biscoito da Teixeira que é uma verdadeira delícia nas suas duas versões: amarelo e o branco, o Leite Creme caseiro e por fim, mas não menos importante: a Tarte de Lamego!
É pecaminosa de tão doce, há quem a considere quase um pecado capital pela quantidade de açúcar (sugerida) que leva, mas doçaria é isso mesmo, doce, certo?
Desta vez não roubei uma única grama, não retirei nenhum ingrediente, esta é a receita que me foi dada, tal e qual como se faz numa das mais deliciosas pastelarias da cidade.
Pronto, confesso que... adicionei só assim uma coisinha que para mim faz a diferença...uma casquinha de Limão na calda de açúcar. ;)
Tradicionalmente, era feita sem base, mas com o passar dos tempos a base de massa folhada foi-lhe adicionada para lhe conferir um aspeto mais mimoso, palavras de quem me deu esta receita.
E de facto, a minha Tarte de Lamego é mesmo mimosinha...


Ingredientes:
200g de Amêndoa sem pele
3 ovos inteiros + 6 gemas
400g + 100g de açúcar
180ml de água
1 casca de Limão (opcional)
1 base redonda de massa folhada (comprei)
Preparação:
1. Pesar o açúcar, separadamente nas quantidades sugeridas.
Reservar.
2. Num tacho, deitar a água, os 400g de açúcar e a casca de Limão.
Levar ao lume e assim que começar a ferver, baixar um pouco a temperatura. Deixar atingir o ponto de fio. Cerca de 8-10Min. depois de começar a ferver.
Assim que atingir o ponto desejado, retirar imediatamente do lume, deitar a calda de açúcar num recipiente e deixar arrefecer durante 5Min., mexendo de vez em quando.
( Se decidirem usar a Bimby, programar 8Min./Varoma/Vel.2)


3.  No copo da Bimby, deitar as 100g de açúcar e pulverizar.
15Seg./Vel.9 Retirar e reservar.
Deitar a Amêndoa e picar.
10Seg./Vel.7 Reservar.


4. Num recipiente, colocar as 6 gemas e os 3 ovos inteiros.
Misturar bem.
5. Colocar sobre a calda de açúcar, um coador de malha fina e sobre este deitar o preparado das gemas e os ovos inteiros. Ir mexendo para que se incorporem na calda.


Assim que os ovos tenham passado para o recipiente, envolver a amêndoa, delicadamente.


6. Forrar uma tarteira de fundo amovível com a base de massa folhada, aproveito o papel vegetal para ajustar a massa à forma.
Com um garfo picar toda a base.
Verter a mistura  preparada anteriormente e polvilhar, com 80g do açúcar em pó reservado.
Levar ao forno pré-aquecido a 200º/ 20Min.


A tarte estará pronta, quando a cor dourada predominar e uma capa se formar na superfície, devido ao açúcar em pó.
7. Retirar do forno e deixar arrefecer na totalidade.


Só depois, desenformar.
Polvilhar com os restantes 20g de açúcar em pó e servir.



Modo de conservação:
Em local fresco, mas NUNCA no frigorífico!
P.S.- Em caso de adição...eu não tenho culpa nenhuma! :D





Sugestão: Para saberem mais um pouco acerca desta lindíssima cidade, clicar: AQUI 

12 comentários:

  1. Mas que belíssimo aspecto!!A tradicional tarte de Lamego não é com certeza tão boa,nem com tao bom aspecto como esta! Diria mesmo que o segredo está na sabedoria de recriar. Aguardo por um pedaço desse "pecado" ...Muitos Parabéns,sempre a surpreender...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É claro que vais provar.
      Obrigada, minha querida!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Se fosse a nível regional, era certinho, não duvides!

      Eliminar
  3. Eu tenho a certeza que essa é muito melhor que a original! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Se está, um verdadeiro pedaço do céu.
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Cristina...ficou maravilhosa, mesmo a meu gosto.
    Adoro receitas tradicionais, originais, ricas em gemas e açúcar. Isso é a nossa historia de receitas conventuais.
    Vou experimentar sem dúvida.
    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Cristina.
      Fico feliz por teres gostado da minha sugestão.
      Vais adorar!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Que maravilha! Vou experimentar sem dúvida. Ai que ia agora uma fatia!!! ☺️

    ResponderEliminar