Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

quinta-feira, 24 de março de 2016

Folar à moda da Guarda...

Mais um  Folar, também conhecido por Bolo de Azeite, este é uma especialidade da região da Guarda e claro também tem presença obrigatória nas mesas das famílias egitanienses, por altura da Páscoa. Nesta época do ano os padrinhos oferecem-no aos afilhados juntamente com as tradicionais amêndoas de açúcar ou de chocolate. Uma tradição muito similar à da minha terra, até porque apenas estamos a uma distância de 70Km, mais Km, menos Km.
Na sua composição entra o azeite, daí o seu nome, os ovos, a farinha, o fermento de padeiro e sal. Nada de açúcares!
Fazer estes Folares, faz com que venham à minha memória recordações da minha infância em que a minha avó amassava estes Folares na antiga maceira de pão...que eu guardo na minha casa!
Depois de muito bem amassado, lá saía a oração da bênção:

S. Vicente te acrescente… S. Mamede te levede S. João te faça pão… E Deus Nosso Senhor te deite Sua divina benção O Senhor te acrescente E te queira acrescentar Para comer e mais para dar… Em nome do Pai, do Filho E do Espírito Santo, Amén.

Uma vez cozido recomendo que este delicioso bolo, muito apreciado pela sua textura fofa, seja acompanhado de requeijão de ovelha, queijo da Serra da Estrela amanteigado ou simplesmente com manteiga pura.
Eu gosto especialmente de o acompanhar com Geleia de Marmelo.
A minha irmã com Compota de Morango.
Uma das minhas filhas com Doce de Abóbora, a outra com Marmelada.
Os meus pais com queijo e o meu marido, Simples. :D 





Ingredientes:
Para o isco de levedura:
80g farinha T55
1/2 copo medida de água quente
25g de fermento fresco de padeiro
Para a massa:
500g de farinha T55
5 ovos, caseiros para que fique bem amarelinho (temperatura ambiente)
100g azeite
3c. café de sal
10 a 15ml de aguardente
Preparação:
1. Deitar no copo a farinha para o isco de levedura, o fermento e água quente.
Programar 2Min./50º/Vel.2
Deixar dentro do copo durante 30Min. ou até dobrar de volume.


2.  Adicionar a farinha, a aguardente, o azeite e os ovos.
Programar 5Min./Vel. Espiga


3. Retirar para um recipiente e deixar levedar.


4. Depois de levedado,  cortar a massa em duas partes (podem também fazer só um e fica um grande), depois estender ligeiramente a massa para que a possamos dobrar ao meio. Deitar um fio de azeite sobre a massa e esfregar para que a massa fique untada.

Em seguida, juntar as duas pontas como se fechasse um livro, deitar mais um fio de azeite na parte que vai ficar para cima e espalhe sobre toda a superfície do mesmo.


5.  Colocar num tabuleiro polvilhado com farinha e tapado com um pano de algodão e deixa-se levedar cerca de 1H. A massa deve duplicar de volume.
Aquecer o forno a 200ºC/ 25 a 35Min., conforme o tamanho.





NOTA: Os meus Folares foram cozidos em forno de lenha, se não tiverem forno a lenha o uso de forno normal poderá alterar um pouco o aspeto final, mas o sabor será idêntico.

Boa Páscoa!

4 comentários:

  1. Não conhecia esse folar mas tenho a certeza que quentinho barrado com manteiga deve ser dos deuses! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia a existência deste Folar. O nosso país é mesmo rico no que toca à Gastronomia. Irá para a minha lista de coisas a experimentar.
    Beijinhos e boa Páscoa
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo e estamos sempre a aprender.
      Aqui a nossa região é um bom e grande exemplo disso mesmo
      Beijinhos e boa Páscoa para ti e para os teus

      Eliminar