Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

terça-feira, 22 de março de 2016

Água, um presente da natureza...

Celebra-se, hoje, o Dia Mundial da Água, uma data que visa alertar as populações para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água.
As alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.
Portanto, se a Água é um presente da Natureza, temos a obrigação de  implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade.

Assim, pareceu-me oportuno partilhar convosco uma bebida que faz parte dos meus hábitos matinais (nem sempre, mas quase sempre!). 
Esta bebida que deve ser tomada logo pela manhã e ainda com o estômago vazio, é feita com o pequeno e azedinho limão que é rico em propriedades benéficas à saúde, como por exemplo a riqueza em antioxidantes, vitaminas e a capacidade de proteger o sistema imunológico. Além disso, ainda é uma fruta que emagrece por conter substâncias que ajudam na eliminação daquelas gordurinhas.

Ingredientes:
1 limão (laminar metade + sumo da restante metade)
Gengibre (em rodelas ou ralado)
Água morna
Hortelã fresca
Preparação:
1. Deitar num copo com capacidade de 200ml água morna. Reservar.
2. Com a Mandolina V3 Borner, laminar em fatias grossas um pequeno Limão.
Reservar.


3. Fazer o mesmo procedimento com o Gengibre, laminando apenas 2 rodelas.
Se preferirem um sabor mais intenso, devem ralar.


4. Colocar as rodelas de Limão e do Gengibre no copo de água morna, espremer o sumo do 1/2 Limão reservado e adicionar folhas de hortelã fresca.
Deixar repousar cerca de 5Min./10Min. e está pronto a consumir.




Dica: Podem fazer esta mesma receita com água gelada, mas neste caso devem fazer no dia anterior, à noite para beberem na manhã seguinte. 
Poderão, neste caso, adicionar rodelas de pepino e maçã verde. 
Consumo ideal para o tempo mais quente.
NOTA: Quer o limão, quer o gengibre, sejam eles consumidos juntos ou separados, podem ajudar a melhorar nosso peso. Obviamente, que as dietas milagrosas não existem.
Todas elas requerem esforço individual.

É preciso manter um equilíbrio e estes dois ingredientes são complementos ideais, que ao serem tomados da forma correta podem ser de grande ajuda.





3 comentários:

  1. Também bebo água com limão de manhã, só nunca junteo gengibre. Da próxima vez tenho de juntar até porque o gengibre também é diurético e ajuda a perder peso! Já viste a novidade da minha cozinha?! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta ;)
      Vou já ver as novidades
      Bjinhos

      Eliminar
    2. No blog das receitas também havia novidades mas na verdade referia-me ao outro! Há desafio! Beijinhos

      Eliminar