Blogue Patrocinado Por

Blogue Patrocinado Por

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Carcaças, fofinhas…

Esta é uma receita que anda por muitos Blogs e a publicação mais antiga desta receita data de 2009.
Por esta altura, ainda eu nem sonhava que um dia iria ter uma Bimby, que me iria tornar fã de receitas de pão e que seriam estas as receitas que mais faço em minha casa.
Quem fez pela primeira vez a partilha desta maravilhosa receita foi a Isi, no Fórum Bimby.
Já fiz várias tentativas para encontrar publicações dela, através de links que vão postando, mas aparece-me sempre esta mensagem: “O tópico ou quadro que você procura parece não existir.”, sendo-me desta forma impossível colocar aqui a ligação directa.
De qualquer forma, não queria deixar de a mencionar e dar-lhe todo o mérito. Pode ser que ela veja ou que alguém que a conheça me diga onde a poderei encontrar.
Esta receita, estava já há algum tempo na minha lista de favoritos para ser testada e ainda não tinha experimentado, apenas e só, porque não tinha um dos ingredientes que era necessário e que contribui em grande parte para que estas carcaças se mantenham fofinhas por mais tempo, cerca de 3 dias.
São muito fáceis de fazer e confesso que nas receitas que já fiz de pão, e já são muitas, nunca tinha feito desta forma, no que diz respeito ao moldar.
Mas, afinal qual era o ingrediente que me faltava?
De facto, faz toda a diferença a presença deste ingrediente.
E qual é? Pois…é o puré de batata instantâneo! É algo que eu não uso cá em casa, mas comprei de propósito para estas carcaças e o resultado foi surpreendente!
O cheiro, a crosta estaladiça, o miolo fofo e branco são as características destas carcaças.
Afirmo e confirmo que estas são as melhores que comi até hoje, assim, partilho convosco a receita para que possam experimentar e para que depois vocês possa dar a vossa opinião. Garanto que não se vão arrepender!


Ingredientes:
200ml de água
200ml de leite
7g de fermento em pó FERMIPAN ou 20g de fermento de padeiro fresco
1c. de chá de Flor de Sal, Salinas Corredor do Sol
20ml de azeite (na receita original é usada manteiga)
20g de puré de batata instantâneo
600g de farinha T65
Preparação:
1. Colocar no copo da Bimby, a água, o leite, o fermento, o sal e o azeite. 2Min./37º/Vel.1


2. Adicionar a farinha e o preparado de puré de batata e misturar 20Seg./Vel. 5.
Amassar de seguida 4Min./Vel. Espiga.
  

3. Retirar, formar uma bola e deixar a massa descansar cerca de 10Min. 
Dar a forma de um cilindro e dividir a massa em bolas de 30/40 gramas.
Juntar 2 a 2.


4. Num superfície bem enfarinhada, espalmar cada uma das bolas.
Sobrepor duas a duas, espalmar com a ajuda de um rolo e enrolar das extremidades para dentro.
Colocar a costura para baixo e com uma faca, fazer um corte a meio.
 



E não podia deixar de partilhar convosco que desta vez, todo o mérito da execução destas carcaças vai para as minhas filhotas: Inês e Renata.
Cada vez mais, elas assumem um papel fundamental e seguem os meus passos neste mundo da culinária, o que me deixa extremamente feliz.
Comigo, aprendem e aplicam o que eu também vou aprendendo e lhes vou ensinando todos os dias.
Sei, também, que um dia elas estarão no meu lugar e no delas, os seus filhos. E, tal como eu recordo momentos na cozinha, receitas, truques e dicas que aprendi com a minha avó, que aprendo ainda com a minha mãe e lhes transmito a elas…um dia elas também vão recordar os momentos que passamos as 3 e eu não poderia ficar mais feliz!


5. Colocar no tabuleiro de forno enfarinhado e polvilhar com farinha.
Deixar levedar, até dobrar de volume.


6. Findo o tempo de levedação, levar ao forno pré-aquecido, no qual devem colocar um recipiente com água, a 200º por cerca de 15-20Min. ou até adquirirem o tom dourado.


7. Ao sair do forno, colocar os pães numa grelha e deixar arrefecer, de forma a que fique suspensa.
Coloquei uma forma de bolo por baixo e depois a grelha :)


8. Podem comer ainda quentinhos…depois de frios, colocar num saco e fechar.

10 comentários:

  1. Lembro-me da minha mãe fazer uns pãezinhos com puré de batata! E naquele tempo até era puré caseiro! É claro que o puré em flocos é muito mais prático! Não resisto a umas boas carcaças! As filhotas saem à mãe, prendadas para cozinha! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah que giro e não me conseguias essa receitinha? :D
      Espero que saiam, sim...têm aprendido bastante nestas férias ;)
      Beijinhos minha querida

      Eliminar
  2. É tão bom o cheiro do pão a perfumar a casa. Tenho de fazer ;)

    ResponderEliminar
  3. Cristina podemos usar farinha integral? Obrigada :)

    ResponderEliminar
  4. Pode se pôr fermento de padeiro em vez de fermento de padeiro fresco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode substituir pelo seco. Deves usar metade de uma saqueta de 11g

      Eliminar