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sexta-feira, 1 de maio de 2015

Queijo fresco, fresquinho…

Durante anos, o queijo fresco foi considerado como sendo um dos “parentes pobres” dos queijos, mas a opinião acerca dele mudou. Hoje o queijo fresco atingiu um estatuto que o coloca na lista dos principais componentes de uma alimentação saudável.
Rico em proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas (dos complexos A, B e D), o seu consumo é recomendado a quem está em dieta, mas também a todos aqueles que procuram moderar o consumo de gordura na sua alimentação e que é uma alternativa mais saudável aos queijos maturados. É por isso cada vez maior a oferta de produtos no mercado e também crescente a variedade de utilizações que o queijo fresco pode ter na nossa alimentação diária, nas refeições mais simples, às mais sofisticadas e criativas.
Este queijo que não sofre maturação e resulta da coagulação do leite graças à adição de coalho.
Os queijos frescos são mais magros, pouco calóricos e menos gordurosos, daí que sejam hoje uma opção cada vez mais habitual para quem não quer deixar incluir o queijo na alimentação diária, mas quer restringir os níveis de gordura que ingere.
O queijo fresco tradicional é um produto que se encontra com frequência nas casas portuguesas. Com o seu sabor suave a sua textura macia e aveludada, é versátil e presta-se a uma série de utilizações.
É um queijo ideal para pequenos-almoços ou lanches e acompanha bem com qualquer tipo de pão, tostas ou bolachas salgadas e, com a chegada do tempo mais quente, torna-se num dos acompanhamentos de eleição para uma refeição mais leve e refrescante.
É também ideal para desportistas, pois tem proteínas de absorção lenta que ajudam o corpo a recuperar do esforço físico, como cá em casa há um desportista, o queijo fresco está muitas vezes presente na nossa mesa!
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A receita já aqui está no blog (http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/07/queijo-fresco.html), mas desta vez mudei o leite que usei, substitui o leite de marca Mimosa meio gordo por leite Gresso, meio gordo.
Com o primeiro, o queijo ficou com uma textura boa, mas mais parecida com o requeijão. Com o leite Gresso, ficou mais firme. Confesso que gostei mais desta consistência!
Ingredientes:
1L leite meio gordo Gresso
100g leite em pó, gordo Nido
1 colher de chá de Sal grosso
30 gotas de coalho líquido
Preparação:
1. Colocar no copo o leite, o leite em pó e o sal e programar 5Min./37°/Vel.4.
Deitar 30 gotas de coalho líquido. Programar 30Seg./Vel.4
2. Deixar repousar no copo da Bimby fechado 30Min. para ganhar consistência.
Passado este tempo, abrir o copo e com a ajuda de uma faca fazer uma quadrícula com 1cm de largura e chegar com a faca ao fundo do copo, para que o soro se solte melhor.
Deixar descansar mais 30Min. com o copo sempre fechado.
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3. Com a ajuda de uma colher de sopa, colocar delicadamente o queijo no cesto da Bimby.
De seguida, colocar o cesto sob um Tupperware com rede ou prato fundo para que o soro escorra e levar ao frigorífico.
4. Deixar repousar durante 2 DIAS no frigorífico. Sei que pode parecer uma eternidade, mas o resultado final vale muito a pena.
O soro que vai sendo libertado, durante o processo, verta-o para um frasco de vidro ou um Tupperware, mantenha-o no frigorífico.
5. Passados os 2 dias, desenformar.
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6. Este maravilhoso queijo fresco, acompanha bem com qualquer tipo de pão, tostas ou bolachas salgadas.
Como? Qualquer tipo de pão? Naaaa, acompanha na perfeição com o pão que é feito por mim ;)
Com o soro libertado fiz o meu pão. A receita que usei para este foi esta: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2014/09/pao-saloio.html
A única substituição que fiz foi a água pelo soro libertado. Ficou muito mais fofo e leve!
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7. Claro que acompanhei com uma fatia do meu queijinho maravilha ;)
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4 comentários:

  1. Acreditas que nunca experimentei fazer?
    Tenho que tentar, o teu tem tão bom aspecto!

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    Respostas
    1. Tens mesmo que experimentar Luísa, cá em casa adoramos :)

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  2. Eu coloco a coalhada num pano muito fino e o soro escorre muito mais rápido. Dali a umas horas já se pode comer, porque se pode espremer dentro do pano. Por outro lado, reduzo na quantidade de leite em pó. Ponho só 60g e fica bom na mesma. Com os 100g fica a saber a leite em pó e não aprecio muito

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